terça-feira, 27 de setembro de 2011

Primavera










Coração palpita,
sob neon vermelho no peito
nas margens dos seus rios suaves
minha bateia alquebrada
garimpa sua imagem
entre diamantes escarlates

na paleta d’alma
encheram-se os bojos ressequidos
                                  de cores luminosas                                 

da caixinha de lápis de cor
saem em deliciosas revoadas
milhares de borboletas
em nuances maviosas

finalmente
vincaram riscos de veludo
com cores de uma nova aurora
nos botões das flores do campo

teu  sopro de arco-íris
banha a alma
em puro jubilo primaveril

e como me sinto bem
ao ver você tão feliz
com sua alma entre flores
  neste eterno riso pueril!






DAVI CARTES ALVES





sábado, 17 de setembro de 2011

Projeto de incentivo à leitura as crianças do ensino fundamental






Projeto: A turminha do Saci apareceu com novos livros por aqui!!


A Escola de Ensino Fundamental Darcy Ribeiro na pequena cidade de Caçapote -MG , na pessoa da sua Diretora, Henriqueta Lisboa, bem como o Corpo Docente, preocupados com o desinteresse pela leitura das crianças de 1 a 4 séries, resolveu inovar através da proposta de um projeto audacioso. Afinal:

Como estimular o interesse pela leitura nos alunos de primeira a quarta séries da modesta Caçapote?

Aproveitando a Festa Anual do Milho e o grande interesse que desperta no público e de um modo especial nas crianças, através de sugestão à Secretaria de Educação da cidade, e parcerias com a Cooperativa de Beneficiamento de Milho e Associação Comercial de Caçapote, pretende com esse projeto, incluir na feira, quiosques exclusivos para contadores de histórias , bem como a distribuição de livros infantis as crianças de 1 a 4 séries

Atravéz do tema, A Turma do Saci apareceu com novos livros por aqui!! Que jogará luzes principalmente aos personagens de Monteiro Lobato, o projeto quer dar ênfase ao gosto pela leitura.
 
Com uma boa medida de alegria e fantasia, atores irão se fantasiar também de outros personagens, como os dos clássicos O Mágico de Oz, Alice no País das Maravilhas e Cinderela. Claro, tudo com a dócil e sábia supervisão do bonachão Visconde de Sabugosa.

As atividades pró-leitura não se limitarão apenas aos quiosques da Feira, mas haverá apresentações itinerantes, em locais estratégicos como a Praça da cidade, a Fonte e a Estação Central da Maria Fumaça.

Já vislumbramos o alvoroço das crianças aos cachos em torno dos quiosques e a sua alegria se multiplicará ao receberem um exemplar novinho em folha de um saboroso livro de histórias infantis.

O mesmo projeto se estenderá a Feira do Abacaxi, e depois do término das Feiras, haverá a partir de então a sugestão de, na escola da cidade, em todo inicio do mês, o projeto da Turma do Saci ser realizado em caráter permanente, onde as crianças poderão narrar e encenar as histórias .

A diretora da escola em Caçapote, Henriqueta Lisboa, citando o padrinho deste projeto, Monteiro Lobato, enfatiza:

“ Um país é feito de homens e livros”, em Caçapote queremos definitivamente lançar as sementes do gosto pela leitura nas crianças do ensino fundamental, para que nossa querida cidade do amanhã, possa usufruir a realidade de uma próspera e leitora Caçapote de homens e livros.
 



   DAVI CARTES ALVES
 
 
 

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Mostra Internacional de Cinema na Cultura



 

A TV Cultura apresenta uma opção para os cinéfilos que têm o costume de zapear pelos canais abertos à procura de algo que privilegie a sétima arte. É o programa Mostra Internacional de Cinema na Cultura, com apresentação e curadoria de Leon Cakoff e Renata de Almeida. A atração exibe produções do catálogo do festival audiovisual mais influente e longevo de São Paulo, que completa, agora em 2011, 35 anos de vida e de representatividade. 

O intuito é literalmente arremessar para a tevê aberta uma série de títulos que geralmente fica alocada nos canais por assinatura. E todos, ou melhor, a maioria, prestigiada pela crítica. Embora privilegie a exibição, a faixa cinematográfica contará com convidados no estúdio que podem ser, ou não, do ramo. 

A ideia é um descontraído bate papo nos primeiros minutos do programa sobre a produção do dia. Os dois âncoras ficam sentados e dispostos em um cenário virtual. Atrás deles, uma tela semelhante à do cinema projeta trechos do filme e serve de pano de fundo para a conversa com o convidado.


Quartas e Sextas
22h00