domingo, 2 de março de 2008

GARIMPAGEM DE DIAMANTES NAS SEARAS DA LITERATURA 7

“ Gore Vidal disse: Era um autor único, ele jamais aborrecia seus leitores ”

“ O título aliás, foi tirado da metáfora da memória como uma cebola cujas camadas são lembranças descascadas conforme a narrativa avança. A imagem da cebola também pode ser atribuída a forma como o texto se desenvolve. Grass parte de um material bruto, - a cebola em si – e vai descascando-a lentamente, partindo em pedaços iguais que representam os fluxos memoriosos e os fatos que vão sendo dissecados.”

“ Estou com Pascal, é melhor apostar que Ele existe, pois se Ele não existir, não perco nada, e se Ele existir, apostei certo. Mas se aposto que Ele não exite, e Ele existir, estou lascado ”

“ Um deles beija o seu bebê e morre empalado por uma estaca solta, Plainview adota o menino por afeição, a qual a semelhança do solo em que trabalha, ele esconde nos seus estratos mais profundos .”

“ Plainview vai comprar uma parte significativa da Califórnia de rancheiros que não conseguem plantar nada, mas estão sentados sobre um oceano de petróleo ”

“ Ele é ao contrário, apocalíptico na maneira em como retrata as duas forças motrizes do desenvolvimento dos Estados Unidos – a riqueza e a religião – e na forma como identifica nelas apenas manifestações diversas de uma mesma obsessão por domínio, controle e conquista. ”

“ Como em qualquer área, há serviços melhores e piores, com preços correspondentes. Se o aluno não esta em universidade melhor, é sinal de quem não tem condições intelectuais e financeiras de chegar lá. Sem a universidade ruim, esse aluno não cursara faculdade alguma. A pergunta que faz sentido não é se seria melhor para esse aluno e para o país que ele cursasse a USP ou a faculdade da esquina. A pergunta certa: é melhor que ele cursasse a faculdade da esquina, ou faculdade nenhuma? ”

“ O mercado de trabalho, não paga maiores salários aos mais instruídos pela beleza de seu diploma: paga mais porque essas pessoas vem mais preparadas e aprendem mais com sua experi~encia profissional.”

“ As reportagens e editoriais que reclamam dos bacharéis que viram dono de armazéns cometem erro duplo: primeiro, ao retratarem a exceção como se fosse regra; segundo, por não entenderem que é preferível para o país ter um balconista com diploma superior a outro analfabeto.”

“ Day-Lewis e Dano, se enfrentam e se sobrepujam cena após cena, dobrando um ao outro em combates de uma violência moral e física que ao mesmo tempo choca e eletriza. Dessa combinação entre a intensidade de seus autores e a maestria com que se evoca o mundo que eles habitam, Anderson tira algo poderoso: o equivalente cinematográfico do “ grande romance americano”, como, na tradição literária, são chamadas as obras capazes de encapsular de maneira definitiva os estados de alam do País”

“ Eu escrevo com o mesmo desejo, de quem beija uma mulher bonita ”

Nenhum comentário: