segunda-feira, 12 de julho de 2010

MARECHAL RONDON - A luta pela integração e pela causa indígena



Marechal Cândido Rondon


Um homem muito a frente do seu tempo, um brasileiro que pensou nas diversas facetas de uma integração que deve constituir-se modelo de um país que se pretende Grande, que se vislumbra Nação.

A palavra integração para o Marechal Rondon, foi uma palavra em cujas letras pulsam nervuras, sangue, suor, vida, alma, ternura, fé, paz, entrega e dedicação.

Um homem que mensurou, interpretou, e dignificou a alma tupiniquim em todas as suas essências, quer na sua potência desbravadora, quer na sua pureza selvagem, quer na sua refinada aristocracia, sondando as suas comezinhas vicissitudes ou amplificando e dando vida as suas homéricas ambições.

Na sua pacificação dos índios, ficou claro que além da vontade, da paixão, do estudo, do planejamento, faz-se necessário repassar as motivações na persuasiva alquimia da ternura, do amor, da brandura, da fé e perseverança, mostrando para os selvagens que o feitiço e a brutalidade dos deuses pode dobrar-se ao amor reclamado pela sensibilidade da criança que convalesce, sublinhando a perene frase: “a truculência é a arma dos estúpidos”.

Esta sua alquimia da paz, também foi muito valiosa ao contribuir com o consenso entre a Colômbia e o Peru que disputavam o território de Letícia.

Deste modo, quão importante é refletirmos nos expedientes tenazmente pacíficos usados pelo Marechal Cândido Rondon nos tratos com selvagens de tribos tão diversas e “espinhosas”, como os Bororos, Botocudos, Kaigangs, Umotinas, Parintimtims, Xavantes, conferindo-lhes dignidade honra e justiça.

Os preciosos princípios em que basearam suas ações , constituem-se hoje, uma generosa cesta da hospitalidade e dos recursos tão dispares e cativantes, tão necessária para a aproximação dos povos, tão recorrente no uso sábio da diplomacia e seu leque de virtudes tão imantadas.

Ademais, Marechal Rondon fez-se força motriz, a mola mestra, a pedra de toque de uma grande engrenagem especializada em confeccionar a fluência do progresso, através das comunicações, proporcionadas quer por novas estradas que sanearam e dissolveram os limites internos do país , quer por meio da inovadora ampliação do sistema de telégrafos que despertou nas áreas mais remotas e estéreis do Brasil, a polifonia do desenvolvimento e do progresso.

Não por acaso, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, usufrui o mérito de ser laureado como um homem singular, pois muito mais do que rascunhar, esboçar e planejar, ele contribuiu com o efetivo surgimento do mapa de um Brasil genuíno, vitalício, uno e pacifico .

Portanto, que possamos fazer junto as novas gerações, um resgate da memória deste brasileiro de alma e ideais tão sublimes, imprimindo alto relevo ao seu nome, bem como em todo seu legado ímpar.



Redação enviada ao:

15º PRÊMIO NACIONAL - FUNDAÇÃO ASSIS CHATEAUBRIAND DE REDAÇÃO 2009 - Marechal Cândido Rondon : A luta pela integração nacional e a causa indígena.







  DAVI CARTES ALVES












Nenhum comentário: