sábado, 17 de setembro de 2011

Projeto de incentivo à leitura as crianças do ensino fundamental






Projeto: A turminha do Saci apareceu com novos livros por aqui!!


A Escola de Ensino Fundamental Darcy Ribeiro na pequena cidade de Caçapote -MG , na pessoa da sua Diretora, Henriqueta Lisboa, bem como o Corpo Docente, preocupados com o desinteresse pela leitura das crianças de 1 a 4 séries, resolveu inovar através da proposta de um projeto audacioso. Afinal:

Como estimular o interesse pela leitura nos alunos de primeira a quarta séries da modesta Caçapote?

Aproveitando a Festa Anual do Milho e o grande interesse que desperta no público e de um modo especial nas crianças, através de sugestão à Secretaria de Educação da cidade, e parcerias com a Cooperativa de Beneficiamento de Milho e Associação Comercial de Caçapote, pretende com esse projeto, incluir na feira, quiosques exclusivos para contadores de histórias , bem como a distribuição de livros infantis as crianças de 1 a 4 séries

Atravéz do tema, A Turma do Saci apareceu com novos livros por aqui!! Que jogará luzes principalmente aos personagens de Monteiro Lobato, o projeto quer dar ênfase ao gosto pela leitura.
 
Com uma boa medida de alegria e fantasia, atores irão se fantasiar também de outros personagens, como os dos clássicos O Mágico de Oz, Alice no País das Maravilhas e Cinderela. Claro, tudo com a dócil e sábia supervisão do bonachão Visconde de Sabugosa.

As atividades pró-leitura não se limitarão apenas aos quiosques da Feira, mas haverá apresentações itinerantes, em locais estratégicos como a Praça da cidade, a Fonte e a Estação Central da Maria Fumaça.

Já vislumbramos o alvoroço das crianças aos cachos em torno dos quiosques e a sua alegria se multiplicará ao receberem um exemplar novinho em folha de um saboroso livro de histórias infantis.

O mesmo projeto se estenderá a Feira do Abacaxi, e depois do término das Feiras, haverá a partir de então a sugestão de, na escola da cidade, em todo inicio do mês, o projeto da Turma do Saci ser realizado em caráter permanente, onde as crianças poderão narrar e encenar as histórias .

A diretora da escola em Caçapote, Henriqueta Lisboa, citando o padrinho deste projeto, Monteiro Lobato, enfatiza:

“ Um país é feito de homens e livros”, em Caçapote queremos definitivamente lançar as sementes do gosto pela leitura nas crianças do ensino fundamental, para que nossa querida cidade do amanhã, possa usufruir a realidade de uma próspera e leitora Caçapote de homens e livros.
 



   DAVI CARTES ALVES
 
 
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom saber que alguém ainda se preocupa. Bom domingo!