quinta-feira, 1 de junho de 2017

Por que tanta pressa?






Resultado de imagem para céu estrelado





A primeira palavra que me vem em mente quando penso na vida moderna é dispersão. Existe uma competição constante  pela nossa atenção entre os produtores de novas tecnologias, de comida, de roupas; há uma necessidade crescente de estarmos  "ligados" com o que está acontecendo, e já não basta rádio e televisão; tem que ser pelo Facebook, pelo Twitter, pelo Google Plus e um bando de outras redes sociais. 

Cada instante é ocupado por algo que vemos numa tela, pequena ou grande. A informação vem em torrentes incessantes.  Se esquecemos nosso celular em casa, é como se tivéssemos perdido um dedo ou outra parte do corpo. Os celulares tornaram-se  parte integral de nossa existência, um apêndice tecnológico que nos define como indivíduos.

 Tornaram-se um vício, como  verificamos assim que pousa um avião e todo mundo se precipita para ligar seu iPhone ou seu Galaxy, como se naquele voo de 45  minutos a história do mundo tivesse se transformado de forma profunda e aquele e-mail que mudará a sua vida tivesse finalmente chegado. 
Não nos permitimos mais espaço para a contemplação. 

Sei que isso está parecendo papo de velho, atravancado com os avanços tecnológicos. Mas não é nada disso; eu mesmo tenho todos os brinquedos tecnológicos que existem e os uso como todo mundo, com muito prazer. Portanto, essa reflexão é para  mim também, mesmo se digitada em meu laptop. 

Muita gente me pergunta se o tempo está mudando, passando mais rápido. Essa é uma percepção psicológica da passagem  do tempo, que nada tem a ver com a passagem física do tempo. A duração do dia muda muito lentamente, e muda no sentido  inverso, aumentando e não diminuindo, devido à fricção gravitacional das marés causadas pelas atrações entre Terra, Lua e Sol. 

O tempo está passando mais rapidamente, ou assim o percebemos, porque cada vez temos menos controle sobre ele. O  ócio é algo que consideramos quase que pecaminoso (esquecendo os pecados capitais); qualquer brecha de tempo nós enchemos 
 com uma leitura no Twitter, do Facebook, de e-mail, um videozinho no YouTube, ou um podcast qualquer. 

Uma das maiores vítimas dessa correria moderna é nossa conexão com a natureza. 
Na ânsia pela informação, pouco desviamos os olhos das telas. Olhar para o céu é algo que raramente fazemos,  especialmente nas grandes cidades. Para a maioria das pessoas a natureza é um conceito, algo que existe lá longe, nas fotos que  vemos nas revistas, ou nos vídeos do YouTube e especiais de TV. 

Para resgatarmos nosso controle sobre o tempo é necessário retornarmos à natureza, criarmos espaço para a contemplação  das formas de vida, das árvores, das flores e animais; é necessário olharmos para o céu noturno, longe das luzes da cidade. Assim  conseguiremos desacelerar, buscando outro tipo de informação que nos liga ao que temos de mais essencial: nossa relação com  os ciclos e ritmos do Cosmo.


(GLEISER, Marcelo. Folha de S. Paulo, 08 dez 2013. Adaptado.)







Nenhum comentário: