domingo, 30 de março de 2008

GARIMPAGEM DE DIAMANTES NAS SEARAS DA LITERATURA 10

“ Se alguém me perguntar se a crônica é um gênero menor, responderei que não há gêneros menores, há pessoas menores ou maiores, diante de certos gêneros. ”

“ Machado dizia que o cronista é uma espécie de colibri,
Que beija um assunto aqui, outro ali ”

“ O cronista é um individuo encharcado do seu tempo ”

“ estava procurando as pontas do meu pensamento, para fechar o novelo das idéias ”

“ Se deixam siderar por outra escrita, tantalizados, e assim vão morrendo a luz do fogo, como mariposas ...”

Acima,
Pepitas de diamantes extraídas de: A sedução da palavra -
Afonso Romano de Sant’Anna


“ É mais uma questão humana de proximidade. E já falei, creio, você precisa muito de ler Machado de Assis, mas ler com reler, roubando ele, plagiando ele, não no estilo, nem no espírito mas na delicadeza de sentimento . Roube dele tudo o que pode ser útil pra você, jogando o resto fora ...”

“ O nosso problema moral, mais que apenas moral, o nosso problema humano, não consiste em esperar, em ter esperança numa vida melhor, consiste mais em fazer, fazer imediatamente essa vida melhor.... desde que você não confunda puerilmente, vida melhor, com felicidade total e perfeição. ”

“ ... desista de nosso aniversário. Também por questão de muita gente. E o resultado sempre insatisfatório da festinha, muito riso e pouco sizo...”

“ Já este poema de agora gostei mesmo muitíssimo, sobretudo a graduação rítmica, esse ritmo que vai aos poucos se inquietando e se quebrando mais e mais com o calor do estado poético, ...ih gosei e goso isso mas de rolar no chão, pedindo benção para cachorro, e chamando gato de tio... ”

“ Tem nele uma intensidade, uma necessidade, uma fatalidade que o torna artísticamente mais empolgante, uma “ lição” ( a arte é sempre uma proposição de verdade, por intermédio da beleza ) ”

“ Fernando, pensando palavra que com muita comoção que um ano se foi, que outro esta chegando e que a gente vive, esta discutindo, esta divergindo, esta lutando, esta concordando, esta tudo o que é intensamente glorioso na vida do homem indivíduo, viver no gosto manso de conviver com os amigos verdadeiros. É tão imenso isso Fernando,. Estou vendo você achando graça na sua cara... da fome linda e generosa com que você esta querendo ser e atrapalhar a vida de todo mundo com a sua arte. ”

“ é possível que eu tenha perdido um pouco da amizade que tinha por você, mas nem um mínimo nada se perdeu do amor. O que se perdeu foi apenas aquela necessidade de presença, aquela exigência de convívio, aquela talvez mais bonita gratuidade de frequentação. Mas nada se perdeu do amor, da forma que tudo poderá voltar um dia ao que já foi. ”

“ Esta meu caro, tem cem anos por detrás, dentro da língua e da estética do Brasil. O seu romance futuro suponho que não tem dez, talvez nem cinco. Pois tome esportivamente o seu caso, sempre a sério, se esbofe, não economize nada, gaste tudo, jogue todas as suas cartas na mesa e não blefe. E se o livro não sair bom, diga: perdi. E comece outra partida. Porém no livro defeituoso ou fracassado, você terá um caminho.”

“ Porque agora é que você vai escolher, até agora escolheram por você. Mas para saber você precisa estudar e refletir muito. Leve três anos para escrever o seu romance novo. Ou cinco. Não faz mal. Mas adquira pelo sofrimento perfeito da análise da vida e dos
“seus” autores, uma coisa muito mais nobre que a expontaneidade e muito mais espiritual que a sinceridade: a convicção.

Uma convicção. Que sejamos inimigos até pela convicção que você conquistar. Que nos odiemos. Mas não se perderá o que há de mais elevado na relação entre os homens, a estima.”

Acima,
pepitas de diamantes extraídas de: Cartas a um Jovem Escritor, de Mário de Andrade para Fernando Sabino.

“ Com sua paciência apostólica, ele me respondia longa e minuciosamente, procurando me orientar, no cipoal das minhas contradições.”

Fernando Sabino

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Câmera Digital, I hope you enjoy. The address is http://camera-fotografica-digital.blogspot.com. A hug.