domingo, 11 de janeiro de 2009

LITERATURA fragmentos d'ouro 6

Sobre dicionários:

“ O que se bebe hoje é leite dessorado, numa triste época de plásticos e computadores ”

“ O próprio Aulete atual, empalidece diante da criação de Antonio Moraes Silva. ”

“ Poeta é aquele que lê na natureza e no homem, os signos mais escondidos, que após essas leituras ficam claros, fazem sentido.
Deus lê brincando as raias e nuanças de uns olhos pensativos azuis, o significado subjacente do tapete hieroglífico que é o pelo de uma onça ”

“ Veja a ilusão do barroco, siga o exemplo do rio, mesmo parado vai mudando, veja o jogo de luz e sombra, de cheios e vazios, de retas e curvas, de giros e volteios...”

“ Se ele tivesse lido com mais atenção, assim descamando...”

“ Em Rosa, o aberto dos gerais, o cerrado livre , solto e descampado, os pássaros, os bandos de maitacas e papagaios passeando no céu, a claridade azul mais azulada que há de tão liquido...”

Acima trechos do livro:

Poética de Romance . Matéria de Carpintaria - Autran Dourado


Cada palavra é segundo a sua essência, um poema,
Mas só se partilhado. – Guimarães Rosa

O destino flui, o homem flutua - Guimarães Rosa

“ Em uma frase, há muitas vezes, a síntese das grandes epopéias”

“ Pra todo pé cansado há um chinelo ”

“ Pra quem escreve memórias, onde acaba a lembrança, é onde começa a ficção”

“ Um acontecimento vivido é finito, um acontecimento lembrado é etéreo ”

“ Pedro Nava como Proust, transita pela literatura confessional, as memórias, ele parece também buscar o seu tempo perdido ”

Citadas por :

Lucimara Regina de Souza Vasconcelos – Memória Individual e Coletiva em Balão Cativo de Pedro Nava – Congresso de Letras Faculdades Santa Cruz . Curitiba. Pr
5 a 8 de Novembro 2008

“um dedo que se levanta contra a casa, tem força para derrubá – la , e ela ergueu o mindinho com sua unha sem pintura e com um roxo no meio...”

“... gostava mais ainda de ficar ao lado de Branca, que estava bem vestida pra sua tarefa de ajudante numa lanchonete, tinha passado algum perfume, fazendo da cozinha um canteiro de bálsamos feridos, numa mistura tão estranha de cheiros, que ia do pão á graxa e a flores inidentificáveis, e isso abria o apetite de Natanael...”

“.. e fui me deixando levar, sem resistência, arranhando o corpo em galhos secos, onde tentei me agarrar, mas tudo passava rápido demais, afundei a primeira vez, e quase me afoguei, e ao voltar a superfície, forcei o corpo para cima como se estivesse erguendo as pernas no sofá para a mãe varrer o chão da sala, ...”


“Jayme Ovalle, é o poeta em estado virgem. A mais bela crisálida de poesia que jamais existiu, desde William Blake. É o mistério poético em toda sua existência, em toda sua beleza natural. É vôo, é transcendência absoluta ”

“Olhar o mar , significa também, ser visto e deixar-se tocar e curar por ele ( ...) porque também somos modificados por aquilo que nos olha...”

“ainda somos capazes de recuperar aquilo que nos faz “humanos” . Talvez abrindo a janela das “ estalagens ” de nossas almas

“Ler devia ser sempre um presente, “um momento, fora dos momentos” , um hiato de distensão dentro de um cotidiano tedioso. Quem sabe o valor da leitura, não força ninguém a ler. O melhor caminho é o incentivo, ter lido e motivar o outro a procurar o livro que tanto nos entusiasmou e encheu nossas horas por dias e meses. ”

Trechos de resenhas do Rascunho – Periódico de Literatura - Dezembro 2008


O tempo em algumas almas se faz cupim,
noutras,
faz-se dócil querubim

Davi Cartes Alves


" Quando as rãs falam com as pedras
e as aves falam com as flores:
é de poesia que estão falando "

Manoel de Barros

Nenhum comentário: