segunda-feira, 10 de maio de 2010

Clarice Lispector



“ Minha alma tem o peso da luz. Tem o peso da música. Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita. Tem o peso de uma lembrança. Tem o peso de uma saudade. Tem o peso de um olhar. Pesa como pesa uma ausência. E a lágrima que não se chorou. Tem o imaterial peso da solidão no meio de outros. “




“ Teu Segredo


Flores envenenadas na jarra. Roxas azuis, encarnadas, atapetam o ar. Que riqueza de hospital. Nunca vi mais belas e mais perigosas. É assim então o teu segredo. Teu segredo é tão parecido contigo que nada me revela além do que já sei. E sei tão pouco como se o teu enigma fosse eu. Assim como tu és o meu. “



“ Eu queria escrever luxuoso. Usar palavras que rebrilhaassem molhadas e fossem peregrinas. Às vezes solenes em púrpura, às vezes abismais esmeraldas, às vezes leves na mais fina seda macia.”



“ Gosto do modo carinhoso do inacabado, do malfeito, daquilo que desajeitadamente tenta um pequeno vôo e cai sem graça no chão.”



“ Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa todo entendimento. Renda-se como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Eu sou uma pergunta."



“ Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome."



“ Eu não sou tão triste assim, é que hoje eu estou cansada”



“ Sinto a falta dele, como se me faltasse um dente na frente:


excrucitante.”



“ (...)nada jamais fora tão acordado como seu corpo sem transpiração e seus olhos-diamantes,
e de vibração parada.
E o Deus? Não.
Nem mesmo a angustia. O peito vazio, sem contração. Não havia grito.”




“ ...faz de conta que ela nao estava chorando por dentro -
pois agora mansamente, embora de olhos secos, o coração estava molhado;
ela saíra agora da voracidade de viver.”


“ Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite.”


“ Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho. “


“ Já que se há de escrever, que pelo menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas. “


“ Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada. “


“ A poesia dos poetas que sofreram é doce e terna. E a dos outros, dos que de nada foram privados, é ardente, sofredora e rebelde. “


“ Minhas desequilibradas palavras são o luxo do meu silêncio.”


“ Pegue para você o que lhe pertence, e o que lhe pertence é tudo o que sua vida exige. Parece uma vida amoral. Mas o que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesma."




"Inútil querer me classificar,eu simplesmente escapulo não deixando. Gênero não me pega mais."


“ Gosto dos venenos os mais lentos!
As bebidas as mais fortes!
Dos cafes mais amargos!
E os delirios mais loucos.
Voce pode ate me empurrar
 de um penhasco que eu vou dizer:
E daí
eu adoro voar!!!”

 “ Perder-se também é caminho.”


“ O que saberás de mim é a sombra da flecha que se fincou no alvo.”


“ A gente escreve como quem ama.”


“ Porque na pobreza de corpo e espírito eu toco na santidade, eu que quero sentir o sopro do meu além. Para ser mais do que eu, pois tão pouco sou.”


“ Quem sabe de que negras raízes se alimenta a liberdade de um homem!?”


“ Por que é que o cão é tão livre?


Porque ele é o mistério vivo que não se indaga. “


“ Oh Deus, que faço dessa felicidade ao meu redor que é eterna, eterna, eterna e que passará daqui a um instante.


Porque o corpo só nos ensina a ser mortal? ”


“ Acho que sábado é a rosa da semana.”


“ Na verdade, Angela..."O que me mata é o cotidiano. Eu queria só exceções.”


“ Vocação é diferente de talento. Pode-se ter vocação e não ter talento, isto é, pode-se ser chamado e não saber como ir.”


“Sempre conservei uma aspa à esquerda e à direita de mim.”






Frases de


Clarice Lispector (1920 - 1977), escritora brasileira de origem judia nascida na Ucrânia.














































































Clarice Lispector
























Nenhum comentário: