quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Coletânea de Poemas da Biblioteca Popular dos Afogados



O Concurso de Poesia é uma das ações do calendário cultural da Biblioteca Popular de Afogados, que chegou a 12ª edição, em 2010. Este concurso é uma das ações carro-chefe da biblioteca. Ficamos muito satisfeitos com o resultado do concurso, que aconteceu de forma transparente e idônea, e mais ainda pela presença de 16 vencedores do Estado de Pernambuco entre os classificados, fato que impulsiona a biblioteca a dar continuidade a este concurso.

A cada edição, escolhemos uma personalidade recifense para homenagear e nesta 12ª, a Fundação de Cultura do Recife, através de sua Diretora-Presidente, a Srª Luciana Félix, escolheu dentre centenas de personalidades pernambucanas, a Srª Maria do Carmo Barreto Campelo de Melo, grande poetisa pernambucana que muito nos honrou com as suas obras, onde nestas a poesia é soberana e singular.

O concurso de Poesia, nesta edição, teve seus objetivos modificados em razão das consultas feitas junto aos participantes de anos anteriores. As modificações ocorreram exatamente nos pontos mais importantes, destacando-se o modo de seleção, a inclusão da categoria juvenil, limite do espaço de abrangência e a temática considerada livre.
Nesta versão, o Concurso teve 103 (centro e três) participantes, reunindo 618 (seiscentos e dezoito) pessoas, sendo 28 (vinte e oito) poetas selecionados, reunindo os melhores 50 (cinqüenta) poemas que foram reunidos no livro editado com a chancela da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

 São eles:

Tatiana Alves Soares Caldas
Marcos Antonio de O. Ferreira
Maria Aparecida S. Coquemaia
Lúcia Helena Figueiredo Neto
Marcos Antônio Soares de Andrade
Anderson Luiz da Silva
Vinícius José Nunes Viana
Wellington Dantas
Igor Tenório Leite
Carlos André Leal de Moraes
Jackson Nascimento da Hora
Josebede Angélica G. da Silva
Elias Antunes
Jadeceli Maria Dantas Gomes
Edmilton Leal Pessoa
Eliani Duarte Ferreira
Daniel Everson da Silva Andrade
Eliene Cristina da Silva
Ana Cecília Reis
Sérgio Bernardo
Heloisa Galves
Juliana de Araújo Bumbeer
Wellington José de Melo
Norberto de Moraes Alves
Davi Cartes Alves
Manoel Alves da Costa
Henriete Effenberger



A Premiação:O Lançamento do Livro e Solenidade de Entrega da Premiação foi realizado no dia 17 de Dezembro de 2010, às 15:00h, no Auditório da Biblioteca, que contou com a presença de vários escritores, dentre eles os 8(oito) que participaram do Escritor de Plantão durante o ano de 2010.


A programação foi composta por:

14:00h - Escritor de Plantão do mês de dezembro – Wellington Dantas; Escritor conversa com o leitor; Exposição de obras do escritor; *Participação dos escritores de plantão do ano de 2010, com pequenas mostras/exposições de suas obras no hall da biblioteca.


15:00h – Solenidade de Lançamento e Entrega da Premiação aos vencedores do 12º Concurso de Poesia da Biblioteca Popular de Afogados; Recepção dos convidados; Mesa de Abertura; Momento de homenagem à Maria do Carmo Barreto Campello de Melo; Apresentação dos vencedores do 12º Concurso de Poesia;
Entrega dos Kits aos ganhadores, cada um com 30 exemplares da coletânea de poemas – momento de congratulações, fotos, discursos e recitais dos poetas vencedores.

Composição da Mesa:

Tereza Marinho – Gerente Operacional dos Centros de Formação e Pesquisa Cultural – GOCFPC, representando a Fundação de Cultura- FCCR, bem como o Sr. Diretor, Fábio Cavalcante;
Gilvanedja Mendes – Gerente de Serviços da Biblioteca Popular de Afogados;
Lenice Gomes, Representante da Comissão Julgadora do Concurso;
Um representante da família da Homenageada do Concurso.

16:00h – Coquetel


17:30h - Encerramento

Outros dados relacionados ao evento:
http://bibliotecapopulardeafogados.blogspot.com/p/12-concurso-de-poesias.html



Nenhum comentário: