sábado, 20 de agosto de 2011

Paiol Literário com Bartolomeu Campos de Queirós





“ Quem sabe as coisas faz livro didático e quem não sabe faz literatura, se você tem uma coisa a afirmar, você não tem que fazer literatura, literatura é uma conversa  sobre as dúvidas, é uma  conversa sobre as delicadezas, sobre as faltas, não é uma conversa crua como desejam as ciências exatas, a literatura é mais delicada, ela trabalha com as dúvidas e com as incertezas, com as inseguranças, com as faltas, que são coisas que nos unem ”


“ Nascer é afastar-se em lágrimas do paraíso, é condenar-se a liberdade”


“ escrevemos para fazer carinho na gente”







“ O pássaro não deixa marcas por onde voa, 
o peixe não deixa rastro por onde nada (...) 
Eu suspeitava que o embaraço das letras,
amarrava segredos que só o coração decifra”




“ A metáfora é onde o escritor se esconde e poe asas no leitor ”
                                              
                                Bartolomeu Campos de Queiróz 

 Teatro Paiol
Curitiba - Paraná - Brasil

Agenda do Paiol Literário 2011 - Próximos meses



9 de Agosto
MÁRCIO SOUZA nasceu em Manaus (AM), em 1946. Aos 14 anos começou escrevendo críticas de cinema para um jornal local e em 1965 deixou Manaus para estudar Ciências Sociais na Universidade de São Paulo. Seu primeiro romance,Galvez, Imperador do Acre, foi um enorme sucesso de crítica e de vendas. É autor ainda de Mad Maria, A ordem do dia, O mundo perdido, além da tetralogia Crônicas do Grão-Pará e Rio Negro. É também roteirista de cinema, dramaturgo e diretor de teatro e ópera. Dirige atualmente o TESC (Teatro Experimental do Sesc do Amazonas), grupo teatral que foi pioneiro na luta pela preservação da Amazônia.


5 de Setembro
RUY CASTRO nasceu em 1948. Começou como repórter em 1967, no Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, e passou por todos os grandes veículos da imprensa carioca e paulistana. A partir de 1990, concentrou-se nos livros. Publicou, entre muitos outros, as biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, e obras de reconstituição histórica, sobre a Bossa Nova, Ipanema e o Flamengo. É autor do romance Era no Tempo do Rei.


23 de Setembro (Bienal do Livro do Recife)
RONALDO CORREIA DE BRITO nasceu em Saboeiro (CE), em 1950. É médico e escritor, autor dos livros Retratos ImoraisFacaGaliléia, A noite e os Dias,O Pavão MisteriosoO Livro dos Homens. Também é dramaturgo, e escreveu as peças Baile do Menino DeusBandeira de São JoãoArlequim. Atualmente, assina uma coluna semanal na revista Terra Magazine, no Portal Terra. Vive em Recife (PE).


17 de Outubro
NUNO RAMOS é escritor e artista plástico, nascido em 1960, em São Paulo (SP). É autor deO Mau Vidraceiro (2010), Cujo (1993), O Pão do Corvo(2001), Ensaio Geral (2007) e Ó (2008, Prêmio Portugal Telecom de Literatura).


8 de Novembro
MARTHA MEDEIROS nasceu em Porto Alegre (RS), em 1961. É colunista do Zero Hora e deO Globo, e autora de livros como Strip-teaseToplessSelma e Sinatra, Divã, Fora de Mim, entre muitos outros.



Apoio 









Nenhum comentário: