quarta-feira, 24 de abril de 2013

" Eu penso renovar os homens, usando borboletas "









Manoel de Barros 
Poemas, frases, pensamentos



Quando as aves falam com as pedras 
e as rãs falam com as águas
é de poesia 
que estão falando


Quem anda no trilho é trem de ferro,
 sou água que corre entre pedras:
 liberdade caça jeito


A maior riqueza do homem
é a sua incompletude
Nesse ponto sou abastado
Palavras que me aceitam como
sou - eu não aceito



Não agüento ser apenas um
sujeito que abre
portas, que puxa válvulas,
que olha o relógio, que
compra pão às 6 horas da tarde,
que vai lá fora,
que aponta lápis,
que vê a uva etc. etc
perdoai
mas eu preciso ser Outros
eu penso renovar o homem
usando borboletas.




Passava os dias ali, quieto,
 no meio das coisas miúdas.
E me encantei




O maior apetite do homem é desejar ser
Se os olhos vêem com amor o que não é,
tem ser




Sou livre para o silêncio das formas e das cores.




Natureza é uma força que inunda como os desertos.





Sou mais a palavra ao ponto de entulho
Amo arrastar algumas no caco de vidro,
envergá-las pro chão, corrompê-las,
até que padeçam de mim 
e me sujem de branco.
  




Por viver muitos anos dentro do mato
Moda ave
O menino pegou um olhar de pássaro -
Contraiu visão fontana
Por forma que ele enxergava as coisas
Por igual
como os pássaros enxergam




As flores dessas árvores 
depois nascerão mais perfumadas.

Tentei descobrir na alma alguma coisa mais profund

No fim da tarde, 
nossa mãe aparecia nos fundos do quintal :
Meus filhos, 
o dia já envelheceu, 
entrem pra dentro.

Um fim de mar colore os horizontes.




...que a importância de uma coisa
 não se mede com fita métrica
 nem com balanças nem barômetros etc.
Que a importância de uma coisa
 há que ser medida 
pelo encantamento 
que a coisa produza em nós

Eu via a natureza como quem a veste
Eu me fechava com espumas



A mãe reparou que o menino
gostava mais do vazio
do que do cheio.
Falava que os vazios são maiores
e até infinitos.




Afundo um pouco o rio
 com meus sapatos
 desperto um som de raízes com isso
a altura do som é quase azul




Poesia é voar fora da asa


  
 no osso da fala dos loucos
tem lírios




Quando o mundo abandonar o meu olho
 Quando o meu olho furado
 de beleza for esquecido pelo mundo
 Que hei de fazer?







Nenhum comentário: